21 de março: Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

21/03/2017 20:22

Dia Internacional Contra A Discriminação Racial

Em 21 de março de 1960, em Shaperville (província de Gauteng), na África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a Lei do Passe que os obrigava a usarem uma caderneta de identificação especificando onde podiam circular. Durante o percurso, os manifestantes se depararam com uma tropa do exército que atirou contra o grupo resultando em 69 mortes e mais de 180 feridos, episódio que ficou conhecido como Massacre de Shaperville. Em memória ao Massacre de Shaperville, a ONU – Organização das Nações Unidas, instituiu o dia 21 de março como o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial.

Nos anos de luta contra a discriminação racial alguns direitos foram conquistados, sendo um deles a medida de políticas de ações afirmativas que visa uma reparação histórica contra a desigualdade e desvantagens sociais de um grupo étnico ou racial. A SAAD (Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades) está presente dentro da UFSC, atuando juntamente com os alunos que ingressam por meio da Política de Ações Afirmativas, além de promover a visibilidade e o reconhecimento do patrimônio cultural indígena, afro-brasileiro e africano e a conscientização contra o racismo, contribuindo para uma comunidade universitária mais inclusiva e igualitária.

É possível entrar em contato com a SAAD pelo email saad@contato.ufsc.br ou visitando o site www.saad.ufsc.br para outros meios de contato.