09/08: Dia Internacional dos Povos Indígenas
No dia 09 de agosto é comemorado o . A data, criada pelas Nações Unidas em 1994 por meio da Resolução 49/214, com o objetivo de promover as questões dos Povos Indígenas, reafirmando o valor da vida e cultura indígenas.
Essa ação foi importante, pois também instituiu um grupo de trabalho que, em 2007, apresentou a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas. O documento enfatiza seu direito à autodeterminação, à igualdade e não discriminação dos indígenas e estabelece alguns mecanismos a serem adotados pelos Estados para a prevenção de violação ou diminuição de qualquer de seus direitos e reparação de sua identidade étnica, territórios e recursos.
De acordo com os dados do Censo de 2010, existem no Brasil 896,9 mil indígenas. São 305 etnias, que falam 274 línguas e estão presentes em todos os estados brasileiros.
Em 2019, na Universidade Federal de Santa Catarina, estão matriculados estudantes de dezesseis etnias de origem diferentes, sendo estas: Baré; Krenak; Yawalapiti; Xacriabá; Tuxá; Kaingang; Guarani; Kamayurá; Sataré-Mawé; Laklãnõ/Xokleng; Fulni-ô; Ticuna; Parintintin; Munduruku; Atikun e Wapixana.