Nota de Agradecimento
Quero neste último dia como Secretária de Ações Afirmativas e Diversidades – gestão 2016/2018 e 2018-2022 – tendo a frente os Professores Cancellier e Alacoque e Ubaldo e Cátia, dizer da minha satisfação em ter participado desta equipe. Em especial, agradecer ao Professor Cancellier (in memoriam) pelo convite feito ainda em 2013 e ao Professor Ubaldo pelo convite para permanecer na gestão em 2018 e pela confiança em mim depositada para criar e assumir a Secretaria. Agradecer também ao apoio durante todo este tempo de gestão a cada colega técnico-adminstrativo, professores, estudantes, estagiários, trabalhadores terceirizados e comunidade externa à UFSC.
Aos Pró-Reitores e Pró-Reitoras, Secretários e Secretárias, Diretores e Diretoras de Unidade e Órgãos, em cada um dos Campi de Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville das quais suas parcerias que foram fundamentais para a realização das políticas e ações encaminhadas por esta Secretaria; À Evelise, Diretora Administrativa, amiga que a SAAD proporcionou, minha parceira de caminhada, e que sem ela toda a organização administrativa e apoio as ações afirmativas não aconteceriam; à Andreia, Chefe de Expediente, sempre muito fiel, atenta, organizada e companheira nesta jornada, e dizer que se fosse hoje o momento de montar minha equipe não teria dúvidas em escolher vocês novamente. As colegas da Sala de Apoio à Amamentação, Bianca, Josiane e Franciele, que acreditaram no sonho de acolher melhor as mães na UFSC. E muito especialmente a cada um/uma profissional que fez parte da minha equipe em algum momento nestes seis anos que se passaram, pois vocês são responsáveis pelo sucesso das ações da SAAD na UFSC. Quando chegamos em 2016 tínhamos nove pessoas na equipe e hoje, mesmo que ainda é pequena, temos 22 pessoas, o que demonstra a imensa importância do trabalho e das demandas nesta área para a UFSC.
Saio com a sensação de dever cumprido e com a convicção de que pude, junto com a minha equipe, contribuir sim e muito com a política de Ações Afirmativas e Diversidades da UFSC, construindo e desbravando o que nunca antes existiu de forma organizada. Sabemos que os recursos, na atual conjuntura da IFES, não são suficientes para realizar a inclusão que precisamos, e que ainda há muito para realizar.
E sem dúvida, o mais importante foi deixar a gestão com novas Resoluções de apoio à Politica de Ações Afirmativas e Diversidades da UFSC, como a inclusão de pessoas com deficiência (escola publica e escola partícula), retorno da heteroidentificação para pretos e pardos, vagas para refugiados, politica de ações afirmativas na pós-graduação, monitoria indígena e quilombola, processos seletivos específicos para indígenas e quilombolas, o novo sistema para validações, sites mais amigáveis e acessíveis, o projeto com recurso empenhado para reforma e ambientação da nova moradia indígena, aprovado no Conselho de Curadores para execução e a politica de pessoas trans finalizada para aprovação no Conselho Universitário pela próxima gestão e a politica contar racismo sendo revisada por uma nova comissão.
E aos estudantes, especialmente, sei que muita coisa ainda ficou por ser feito, mas dentro do que foi possível conseguimos dar um passo a mais para uma convivência coletiva mais inclusiva e saudável na nossa UFSC.
Cordialmente,
Profa. Francis Solange Vieira Tourinho
Secretária de Ações Afirmativas e Diversidades