UFSC ORGULHOSAMENTE DIVERSA!
28 de junho é o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. A data marca o acontecimento da Rebelião de Stonewall, em 1969, quando diversos membros da comunidade LGBTQIA+ manifestaram-se em frente ao bar Stonewall Inn, pela luta de seus direitos de igualdade, tanto em sociedade quanto judicial. No ano seguinte, em 1970, ocorreu a 1ª Parada do Orgulho LGBT, no dia 1º de julho. O bar Stonewall Inn é um monumento nacional dos Estados Unidos desde 2016.
Para celebrar o dia e também conscientizar, a Coordenadoria de Diversidade Sexual e Enfrentamento da Violência de Gênero (CDGen) convidou a comunidade universitária para uma construção coletiva de um vídeo, nomeado de “Tenho orgulho de ser LGBTQIA+!”. O vídeo está disponível aqui.
No relatório sobre “Mortes violentas de LGBTQ+ no Brasil” do Grupo Gay da Bahia (GGB), foram registradas 329 vítimas mortais em 2019 por consequência de crimes de ódio e intolerância. Por mais que o número de mortes esteja diminuindo, ainda não sabe-se as razões para isto.
A CDGen está à disposição, via email da coordenadoria, cdgen.saad@contato.ufsc.br, para dúvidas, esclarecimentos, orientações e demais necessidades.