Aula magna na UFSC reúne temas importantes e atuais
Aconteceu hoje, 09, a aula magna com os temas “Liderança e protagonismo feminino em tempos de inovação” e “Inclusão de pessoas com deficiência”. A executive coach e psicóloga, Walérya Carriço; e a advogada e vice-presidente da comissão da OAB/SC dos direitos da pessoa com deficiência, Dagliê Colaço ministraram aula e a secretária Profª Francis Tourinho foi a mediadora.
Analisando a presença da mulher nas lideranças de empresas e os comportamentos do cotidiano que podem reforçar ou não o protagonismo feminino, Walérya Carriço explicou os processos da construção cultural que interferem nos mecanismos de empoderamento da mulher e de minorias sociais. A executive coach também explicou que “é necessário ouvir a todas/os para que incentivar e melhorar o protagonismo feminino nas Universidades”.
Diversas leis brasileiras de inclusão garantem os diretos das pessoas com deficiência. Durante a apresentação da aula, Dagliê Colaço explicou estas leis e as normas da ABNT que garantem a acessibilidade nos espaços públicos e privados. Nas Universidades, a advogada comenta sobre as mudanças necessárias para um ambiente mais inclusivo. “As barreiras sociais são vencidas juntos. O comportamento dos alunos sem deficiência precisa mudar, os professores precisam pensar no trabalho deles, em como uma aula pode ser mais inclusiva e acessível. Os pais, a sociedade e o aluno precisam estar juntos” explica.
A vice-reitora, Profª Alacoque Lorenzini Erdmann e o reitor, Luiz Cancellier, também estiveram presente na aula. O reitor, em sua fala, afirmou a importância dos temas discutidos na aula magna para a UFSC. “A escolha dos temas desta aula tem a ver com as políticas que estamos implementando na Universidade através da Secretaria de Ações Afirmativas.”